O Projeto Especial de Ação –
PEA é o projeto que elaboramos no início do ano para subsidiar a formação das professoras. Este ano nosso PEA tem como tema: "A EMEI como um espaço de descobertas: a escuta das crianças nos campos de experiência da matemática e da ciência".
O PEA é construído com base no Projeto Político-Pedagógico e nas necessidades das crianças e visa ao aprimoramento das práticas educativas e consequente melhoria da qualidade social da educação.
O PEA é construído com base no Projeto Político-Pedagógico e nas necessidades das crianças e visa ao aprimoramento das práticas educativas e consequente melhoria da qualidade social da educação.
Na Educação Infantil a
discussão curricular deve envolver as temáticas relacionadas a um currículo
integrador para a primeira infância que considere:
a) a organização de tempos,
espaços e materiais que promovam a autonomia e a multiplicidade de experiências
de forma a contemplar os interesses e o engajamento das crianças em projetos
individuais e/ou coletivos garantindo o respeito aos seus diferentes ritmos e
necessidades e possibilitando a construção das culturas infantis;
b) as múltiplas linguagens como
forma de manifestação, expressão e conhecimento de mundo que devem fazer parte
do universo da infância e garantir experiências integradoras sem fragmentá-las
como conteúdos disciplinares, mas que dialoguem com as diversas culturas, que
considerem as diferenças e aproximem as crianças das práticas sociais;
c) a brincadeira como forma de
expressão e conhecimento do mundo que constitui-se como a principal linguagem
das crianças, sendo por meio dela que experimentam, criam e aprendem sobre a
cultura na qual estão inseridas, modificando-a e produzindo as culturas
infantis;
d) a qualidade social da Educação
Infantil com vistas a implementar processos de autoavaliação das Unidades
Educacionais tendo como objetivo promover tempos e espaços para reflexão,
análise e busca de encaminhamentos para mudanças necessárias ao contínuo
aprimoramento do Projeto Político- Pedagógico.
e) a importância da avaliação da
aprendizagem e sua sintonia com as práticas educativas vivenciadas pelas crianças
e com o planejamento do Professor constituindo-se em elo significativo,
afastando-se de toda e qualquer forma de avaliação que compare ou meça o
desenvolvimento e aprendizagem das crianças;
f) a participação das famílias
constituindo-se como trabalho em complementaridade e partilha de
responsabilidades;
g) o Professor da primeira
infância como um dos construtores do Projeto Político-Pedagógico da Unidade
articulando conhecimentos teórico-práticos e de vida em suas intervenções
pedagógicas, sendo um observador participativo que intervém para oferecer os
recursos à atividade infantil dando-lhes a possibilidade de exercer o seu
protagonismo.
Clique no link abaixo para acessar nosso projeto para o ano de 2019:
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